Formação de magmas e condições ambientais


Os gráficos I e II evidenciam as condições em que se formam magmas nos riftes (A) e nas zonas de subducção (B), respectivamente. Os pontos 1 e 2 referem-se a materiais mantélicos em diferentes condições. Selecciona as palavras adequadas aos espaços em branco . No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.

EXTRAÍDO DE: DA SILVA, Amparo Dias e outros; Terra, Universo de Vida - Geologia 11; PORTO EDITORA. ADAPTADO POR: http://netxplica,com/.
O gráfico que corresponde à fusão de material mantélico por diminuição da pressão é o gráfico . Esta diminuição da pressão deve-se ao movimento das placas em sentidos nas zonas de .
A presença de favorece a formação de magmas nas zonas de pois, a placa contém sedimentos ricos em , que faz diminuir o ponto de fusão dos materiais.
No ponto 1 os materiais mantélicos estão no estado mas, ao ascenderem, devido à diminuição da , começam a passar ao estado , gerando-se uma mistura de cristais e substâncias no estado .
No ponto 2, aproximadamente à mesma profundidade e do ponto 1, e na presença de contida nos sedimentos, existe já uma mistura de cristais e de . Se não existir , a essa profundidade os materiais mantêm-se no estado .