Tipos de erupções vulcânicas

Visualiza os dois filmes acima - erupções do vulcão Santiaguito (esquerda) e do vulcão Kilauea (direita)

Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas. Usa o botão "[?]" para ver uma pista. Também podes clicar no botão "Letras" para veres a(s) primeira(s) letra(s) da resposta. Nota: perderás pontos de cada vez que pedires uma letra ou pista! No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.
A erupção do vulcão Santiaguito (vídeo da esquerda) é . Estas erupções caracterizam-se pela emissão violenta de produtos vulcânicos ( e forte emissão de gases), sob a forma de violentas. A lava é muito e solidifica , formando por vezes domos ou vulcânicas que emergem da própria , chegando a atingir muitos metros de altura. Nalguns casos estas erupções são tão violentas que se formam , massas densas de gases e piroclastos incandescentes, a temperaturas muito elevadas, que podem deslocar-se a grande velocidade, junto ao solo, destruindo tudo à sua passagem.

A erupção do vulcão Kilauea (vídeo da direita) é . Estas erupções caracterizam-se pela emissão tranquila e silenciosa de lava muito (pouco ), que solidifica . A lava, muitas vezes, transborda da , originando uma espécie de de lava, forma escoadas mais ou menos extensas e autênticos rios de lava. Os libertam-se suavemente, podendo as lavas deslocarem-se a distâncias.

As erupções caracterizam-se por apresentar períodos de tranquila emissão de lava, alternando com períodos explosivos de pouca violência com projecções de materiais . As escoadas lávicas são, geralmente, e a lava apresenta grau de viscosidade. No decurso da mesma , um vulcão pode apresentar períodos de actividade efusiva alternados com períodos de actividade explosiva.