Tradução da informação genética

A figura representa a tradução da informação genética, processo em que a informação genética contida no mRNA é traduzida numa sequência de aminoácidos (polipéptido).
Selecciona as palavras adequadas aos espaços em branco . No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.

EXTRAÍDO DE: DA SILVA, Amparo Dias e outros; Terra, Universo de Vida - Biologia 11; PORTO EDITORA. ADAPTADO POR: http://netxplica,com/.
Iniciação - A subunidade pequena do ribossoma liga-se ao na região do codão , o codão de iniciação. O , que transporta o aminoácido metionina (Met), liga-se ao codão de . A subunidade grande do ribossoma liga-se à subunidade pequena, o que torna o funcional. Esta etapa corresponde aos números e da figura.

Alongamento- O anticodão de um novo , que transporta um segundo aminoácido (neste caso a valina), liga-se ao segundo codão por complementaridade. Em seguida, estabelece-se uma primeira ligação entre o aminoácido que ele transporta (valina) e a metionina. O avança 3 bases e o processo repete-se ao longo do . Esta etapa corresponde aos números e e da figura.

Finalização- Quando o ribossoma chega a um codão de (UAA, UAG ou UGA) termina a síntese, destacando-se a cadeia e separando-se as subunidades ribossomais. Esta etapa corresponde ao número da figura.

O segmento da cadeia de que serviu de molde ao mRNA considerado na figura é: 3´ 5´.