Classificações fenéticas e filéticas

Distinguem-se, actualmente, dois tipos principais de classificação biológica: a fenética e a filética ou cladística. A classificação evolutiva clássica tenta conciliar a classificação fenética e a classificação cladística, considerando não só as relações evolutivas mas também os critérios morfológicos. Assim, examina o maior número possível de caracteres e determina as suas semelhanças e diferenças, de modo a identificar as relações filogenéticas.

Selecciona o tipo de Classificação correspondente a cada uma das afirmações. No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.
Permitem a identificação rápida de um organismo, sem se preocuparem com as suas relações de parentesco.
São realçadas as relações evolutivas e a filogenia, o aspecto morfológico reverte para segundo plano.
Dá ênfase às características derivadas e exprime as relações filogenéticas através de diagramas designados por cladogramas.
Este tipo de classificação privilegia os caracteres directamente observáveis ou morfológicos. O taxonomista deve, portanto, descrever primeiro o organismo, recorrendo ao máximo de características que puder.
Não existe a preocupação de reconstruir a história evolutiva dos grupos, não sendo considerado o factor tempo – classificação estática ou horizontal.