Evolução dos Vertebrados

Em termos evolutivos, a diversificação das espécies ocorreu ao longo do tempo, estando os seres vivos relacionados por laços de parentesco mais ou menos próximos. Estabelecer relações de parentesco entre grupos de seres vivos conduz à procura de ancestrais comuns. A figura acima refere-se à evolução dos vertebrados.

Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas. Clica em "Verificar" para verificar as respostas. Usa o botão "Pista" para ver uma letra da resposta se tiveres dúvidas. Também podes clicar no botão "[?]" para ver uma pista. Nota: perderás pontos de cada vez que pedires uma letra ou pista!
EXTRAÍDO de: DA SILVA, Amparo Dias e outros; Terra, Universo de Vida 11 - Biologia; Porto Editora. ADAPTADO por: http://netxplica.com .
Os sistemas de classificação evolutivos ou filogenéticos consideram o factor e designam-se por sistemas de classificação , sendo característicos do período pós-darwiniano. As relações de entre as espécies podem representar-se por árvores de evolução ou árvores , e tentam reproduzir a história evolutiva dos organismos - . As bifurcações das árvores significam o aparecimento de indivíduos com características, o que leva à formação de novos grupos. O grau de semelhança entre os grupos é consequência da existência de um , a partir do qual os grupos , sendo essa tanto quanto for o tempo que decorreu. De acordo com a figura, os primeiros apareceram há 350 M.a., os primeiros apareceram há 300 M.a., os primeiros apareceram há 220 M.a. e as primeiras aves apareceram há M.a..