Que factores desencadeiam a troca de gases?

A figura representa o funcionamento do sistema respiratório humano. Pressão parcial de um gás numa mistura gasosa é a pressão exercida por esse gás em relação à pressão dos restantes gases da mistura. PO2= pressão parcial de oxigénio; PCO2= pressão parcial de dióxido de carbono.

Selecciona as palavras adequadas aos espaços em branco . No final, clica em "Verificar" para verificar as respostas.

EXTRAÍDO DE: DA SILVA, Amparo Dias e outros; Terra, Universo de Vida - Biologia 10|11; PORTO EDITORA.
O Trajecto do ar desde o exterior até aos alvéolos pulmonares é: cavidade (1), faringe, (2), (3), (4). (5) e alvéolos pulmonares (6). As estruturas que intervêm no processo de ventilação pulmonar são os músculos intercostais e o .
A PO2 ao nível dos alvéolos pulmonares é do que no sangue dos capilares das respectivas paredes e a PCO2 a esse nível é nos alvéolos do que no sangue. Ao nível celular, a é maior no sangue que circula nos capilares tecidulares e no fluido intersticial do que no interior das células, acontecendo o contrário relativamente à .
Como consequência das diferenças de pressão parcial de cada um dos gases nas duas zonas de contacto, o difunde-se, ao nível dos alvéolos, destes para o sangue e o do sangue para o interior dos alvéolos. Ao nível dos tecidos o difunde-se do sangue para o fluido intersticial e deste para as células e o efectua o percurso inverso.Qualquer um dos gases desloca-se da região onde a sua pressão parcial é para a região onde a mesma é .